Offline
Grande ABC reúne especialistas, trabalhadores e governos para debater rumos e impactos da descarbonização
Cidades
Publicado em 02/02/2024

A região do Grande ABC recebeu, nesta terça-feira (30/01), um debate sobre os rumos e impactos da transição energética e descarbonização na mobilidade e na sociedade como um todo. O seminário, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC.

Gestores públicos, especialistas, trabalhadores e trabalhadoras estiveram reunidos para debater a questão, que é irreversível, aponta o presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moises Selerges. “Esta é uma questão irreversível, uma realidade que nós precisamos discutir com a obrigação de deixar ao futuro um planeta melhor não só para nós, mas para as próximas gerações”, comentou Selerges.

A forma com que essas transformações afetam a cadeia produtiva e os empregos na região também foi pauta na discussão, assim como os impactos sociais, ambientais e na mobilidade. Para o presidente da Agência, da IndustriALL-Brasil e diretor no Sindicato, Aroaldo da Silva, a região deve se apropriar da pauta. “Cada dia uma catástrofe diferente e qual é a nossa tarefa? Agora, se apropriar desse debate, é preciso conhecer os rumos e impactos que teremos nos próximos anos”, disse Silva.

A atividade contou com representatividade regional e nacional. Ainda na abertura, o representante do Ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia, destacou a preocupação do governo federal com o tema. “Fazer a transição energética e pensar a descarbonização de forma alguma pode estar desatrelado dos outros fatores. Nada neste governo é feito sem levar em conta a pilastra que sustenta todo o nosso país, os trabalhadores. Há um grande esforço do governo no que diz respeito à reindustrialização que traga a descarbonização, transição energética e novas tecnologias, mas mantendo empregos”, comentou Andia.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!