Sorocaba (SP), Março de 2024 - A cantora e compositora Paula Cavalciuk divulga, no próximo dia 20, uma quarta-feira, sua “Dança do Vento”, faixa inédita de seu próximo disco de estúdio, Pangeia - ouça em sua plataforma de preferência.
A canção de ares folk revela o novo momento da artista paulista, que gravou o álbum inédito quando ainda estava grávida de sua filha. E a maternidade em si tem tudo a ver com Pangeia e a “Dança do Vento”.
Embalada pelas experiências intrínsecas de maternar, em “Dança do Vento” Paula explora sua sonoridade e composição partindo de uma profunda reflexão sobre os naturais movimentos que a vida oferece, sobretudo aqueles que evocam a hereditariedade, transformando filhos em pais e, simultaneamente, revelando amor e magia entre novos e desconhecidos caminhos.
“A canção foi composta alguns meses após a morte de meu pai e minha mãe (que faleceram com 4 meses de diferença). Eu estava sozinha em casa, na cozinha, tomando café da manhã, quando escutei a viola do meu pai sendo tocada na sala - Blém!; um Mi Maior em ‘cebolão’. O nome da afinação é esse porque faz a gente chorar, que nem quando corta cebola. Imagine escutar um Mi ‘cebolão’, da viola que era do seu pai, estando sozinha em casa? Quando entrei na sala, era o vento soprando a cortina, que dançava e batia na viola. Pensei que às vezes só era preciso uma mãozinha do vento pra fazer encontros acontecerem”, explica a artista sobre a inspiração da letra.
“Dança do Vento” teve produção musical de Bruno Buarque e foi gravada no Estúdio Minduca, em São Paulo. Letra, música e vozes ficaram por conta da artista, enquanto arranjos, violão e viola são de Anderson Charnoski. “A importância da viola nesta canção, neste disco, é gigantesca. É de onde brotam os conceitos mais sólidos desse trabalho que pretende falar sobre a terra. Essa terra que ficou pra trás, a roça do caipira que migrou para o caos da cidade grande, sacrificando mais do que podia imaginar, comenta Paula sobre escolhas estéticas e temáticas da canção.
No próximo dia 4 de Abril, Paula retoma sua produção musical com o lançamento de seu novo disco, Pangeia, após um tempo dedicada à sua vida pessoal e outros projetos. O single “Dança do Vento” surge então como o primeiro vislumbre deste trabalho, justamente por refletir o atual momento de Paula em relação à sua arte e, consequente, a si mesma.