O fundador do Grupo Ikesaki, Hirofumi Ikesaki, falecido em 2022, construiu no bairro da Liberdade o primeiro supermercado de cosméticos do Brasil.
A ideia inovadora surgiu em 1964, quando ele vendia produtos químicos para tinturarias de imigrantes japoneses em São Paulo e observou que, graças às melhores condições econômicas, as esposas dos comerciantes estavam abrindo salões de cabeleireiros.
A falta de recursos para contratar funcionários para loja levou o senhor Ikesaki a criar o sistema de autosserviço, em que o próprio cliente pegava os produtos nas gôndolas, modelo hoje adotado por todas as perfumarias.
Cerca de 1 milhão de profissionais foram capacitados pela educação técnica profissional da Ikesaki, que tem a educação desde seu momento zero da Ikesaki, quando a Max Factor trouxe do Japão maquiadoras para lançar sua linha de produtos no Brasil e fazer as demonstrações de uso dos produtos na loja.
A educação técnica continua no centro dos negócios da Ikesaki por ser o principal pilar no desenvolvimento sustentável do mercado profissional de beleza.
A preocupação em oferecer solução completa para o profissional de beleza, que em uma única visita à loja é capaz de montar seu salão inteiro, levou a Ikesaki a também oferecer móveis.
Hoje, as hiperlojas têm showroom, que as lojas menores consultam no catálogo virtual e oferecem atendimento especializado.
O projeto de expansão das lojas marcou um ciclo de abertura com filiais com cerca de 2 mil metros quadrados nas macrorregiões de São Paulo, aí incluídas São Miguel, Tucuruvi, Santo Amaro, Santo André e Campinas.
Para acelerar a expansão, a partir de 2022 foram inauguradas lojas em torno de 600 metros quadrados, que oferecem o mesmo mix de soluções completas; há unidades em Aricanduva, Tatuapé, Campo Limpo, Sorocaba e Santos. No total, são doze lojas varejo e uma de atacado.
Do Grupo Ikesaki ainda faz parte a Taiff, sucesso entre profissionais, presente em mais de 150 mil pontos de vendas no Brasil e em 10 países do mundo. Para ter ideia, 8 em cada 10 secadores de alta performance vendidos no Brasil são da Taiff, bem como 5 a cada 10 modeladores.