Começam nesta quinta-feira (3) as inscrições para o Projeto Qualificação Para Exportação - Paraíba sem Fronteiras (QualiExporta - PBsF), lançado pelo governador João Azevêdo no programa Conversa com o Governador desta semana e que foi apresentado nesta terça-feira (1) pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), no auditório do Sebrae, em João Pessoa.
Ao todo, são oferecidas 100 vagas para empresas, com o objetivo de aumentar a formalização dos pequenos negócios, promovendo a autonomia empresarial e o crescimento sustentável das empresas. O projeto busca a profissionalização e orientação dos informais, incentivando o desenvolvimento da mentalidade exportadora com suporte especializado do poder público.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, enfatizou que o QualiExporta tem o objetivo de qualificar as empresas da Paraíba para que elas possam ter uma cultura exportadora. “Na questão da competitividade do Estado, vamos adicionar mais um pilar que é dar condições para que as nossas empresas possam exportar e possam se capacitar para levar seu produto”, disse.
O projeto vai levar qualificação para as empresas e também mais desenvolvimento e competitividade para a economia do Estado. “Se você qualifica as empresas, faz com que aumente sua produção para atender um novo mercado, com isso, vamos gerar mais emprego, nota fiscal para o Estado, que só tem a crescer, arrecadando mais, levando um benefício indireto e aproveitando a mão de obra qualificada que formamos aqui dentro”, ressaltou.
A coordenadora do QualiExporta, a professora do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Márcia Paixão, ressaltou que o edital tem o intuito de passar a mensagem para as empresas que é necessário se qualificar para exportar. “O objetivo é a gente pensar em quebrar o paradigma de que as nossas empresas também podem se apresentar no mercado, assim como as outras empresas brasileiras, de pequeno e médio porte. Nosso foco é atender desde artesãos até empresas de software de TI e games”, disse.
As empresas selecionadas receberão aconselhamento profissional e qualificação em tópicos básicos de Comércio Exterior, além de assessoria para o aproveitamento de oportunidades específicas, com o propósito de incentivar o desenvolvimento da mentalidade exportadora no âmbito do Projeto e facilitar a efetivação da primeira exportação.
O presidente da Fapesq, Rangel Junior, comentou que o projeto é voltado para preparar a economia do Estado para trabalhar com exportação. “O QualiExporta vem para produtor paraibano, dentro daquilo que já existe como uma cadeia produtiva de produtos passíveis de serem trabalhados para exportação. Então esse momento vem para estimular, para dar continuidade a esse processo de fazer com que o produto paraibano chegue no mundo inteiro”, disse.
O diretor administrativo da Novetech, Waldemar Nóbrega, esteve presente na solenidade e se mostrou interessado em participar do edital. “A Paraíba está dando um passo à frente com a iniciativa ativa e parece que dessa vez pelo interesse que percebemos despertados em diversos segmentos, a gente vai ter muitos resultados”, ressaltou.
O empresário explicou que a Novetech trabalha com tecnologia da informação e está investindo em produtos para o mercado internacional. “A gente está trabalhando com soluções de tecnologia para medicina. Para atendimento através de consultórios e biomonitores que permitem que uma população menos favorecida possa receber atendimento e ter acesso a médicos com a maior qualificação para atender ao seu problema de saúde”, comentou.