O adolescente João Fonseca sublinhou por que ele é uma das estrelas mais promissoras do tênis ao vencer Francisco Cerundolo para conquistar seu primeiro título do ATP Tour.
O brasileiro de 18 anos venceu Cerundolo por 6-4 e 7-6 (7-1) diante de uma multidão barulhenta de Buenos Aires no Aberto da Argentina.
O número 99 do mundo, Fonseca, está 79 posições abaixo de Cerundolo, mas jogou com maturidade e agressividade para derrotar seu oponente.
Fonseca é o quarto homem mais jovem desde 2000 a ganhar um título de simples da ATP - depois de Kei Nishikori, Rafael Nadal e Carlos Alcaraz.
Ele é o 10º campeão mais jovem da história do ATP Tour e o primeiro nascido em 2006 a ganhar um título.
"Até na Argentina tem brasileiros torcendo por mim. Isso é incrível", disse Fonseca à multidão depois.
"O que estou vivendo é simplesmente inacreditável. Quero agradecer aos meus amigos e patrocinadores por me ajudarem a realizar meu sonho - apenas jogar tênis."
Fonseca venceu o Next Gen ATP Finals - para os melhores jogadores masculinos com 21 anos ou menos - no final de 2024.
Ele foi o segundo campeão mais jovem do torneio depois do número um do mundo Jannik Sinner, que venceu em 2019, e que convenceu Fonseca a se tornar profissional após uma sessão de rebatidas em 2023.
Fonseca então começou o ano surpreendendo o nono cabeça-de-chave Andrey Rublev na primeira rodada do Aberto da Austrália, com o quatro vezes campeão do Grand Slam da Espanha, Alcaraz, apontando-o como uma futura estrela.
Contra Cerundolo, ele se recuperou de uma quebra no início do primeiro set para assumir a liderança e sacou para a partida em 5-4 e 6-5 no segundo.
Ele foi quebrado duas vezes por seu oponente experiente, mas Fonseca assumiu o controle total no tie-break, perdendo apenas um ponto antes de conquistar o título com um vencedor de forehand em ângulo.
Ele subirá para o 68º lugar no ranking mundial antes de viajar para seu torneio em casa, o Rio Open, que começa na segunda-feira. (Fonte: BBC)