Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
O papel da tecnologia na reinvenção do marketing para a indústria de alimentos
Aline Alexandrino*
Por Redação Rádio Base
Publicado em 14/12/2025 12:08
Artigos
Divulgação/Perdigão

Em um setor tradicionalmente guiado por paladar, sazonalidade e conveniência, a inteligência artificial, a análise de dados e as plataformas digitais se tornaram um ingrediente essencial para compreender o consumidor e gerar valor para marcas de forma estratégica e criativa. Hoje, o diferencial competitivo não está apenas no produto em si, mas na capacidade das marcas de entenderem os hábitos, desejos e motivações de quem consome e de transformarem essas informações em experiências relevantes e personalizadas.

De acordo com o estudo “Voz do Consumidor 2025”, da PwC Brasil, mais da metade dos brasileiros (e quase metade dos consumidores globalmente), se sentem confortáveis em recorrer à IA generativa para planejar compras e refeições. Esse movimento abre espaço para novas formas de interação, especialmente por meio de chatbots e assistentes virtuais, que deixam de desempenhar funções de atendimento para operar como verdadeiros consultores de consumo.

Mais do que tendência, trata-se de uma mudança estrutural. Ao combinar tecnologia, criatividade e propósito, as marcas têm a oportunidade de redefinir a experiência de consumo, transformando escolhas simples do dia a dia em ocasiões de conexão, descoberta e relevância.

Inserida neste contexto, a Perdigão ocupa um espaço de referência ao explorar caminhos inéditos para o setor. Pioneira no uso de IA generativa para a indústria de alimentos, a marca desenvolveu o primeiro chatbot do mundo capaz de interpretar fotos, áudios ou textos enviados pelos usuários, reconhecer os itens disponíveis na geladeira e sugerir receitas personalizadas, uma ferramenta intuitiva que evidencia o papel da tecnologia como aliada na conveniência e na acessibilidade do dia a dia. A iniciativa se soma a uma trajetória de inovação construída ao longo dos mais de 90 anos da marca e da continuidade de movimentos iniciados em 2023, com o lançamento do primeiro chatbot da Perdigão, que evoluiu para experiências mais interativas. Hoje, o novo recurso amplia esse processo e responde a um comportamento crescente entre o público que busca reconhecimento, não apenas comunicação.

Dessa forma, a tecnologia assume um papel decisivo na transformação do marketing ao permitir uma compreensão mais profunda dos hábitos e motivações do consumidor. Essas ferramentas não apenas otimizam processos, mas redefinem a forma como as marcas se conectam de forma genuína com seus públicos. Ao compreender isso, o marketing evolui de ações amplas e genéricas para interações mais inteligentes e customizadas, inaugurando um novo espaço no qual tecnologia e sensibilidade humana caminham juntas para a construção do futuro do consumo.

*Gerente executiva de Marketing da Perdigão

Comentários
Comentário enviado com sucesso!