A castanha de baru do Urucuia Grande Sertão Veredas será destaque na Biofach 2026, maior feira de produtos orgânicos da Europa, entre 10 e 13 de fevereiro em Nuremberg, Alemanha.
A missão técnica, formada por Sebrae Minas, Copabase, WWF-Brasil e Fumbio, busca impulsionar a internacionalização do fruto, reconhecido como superfood por suas propriedades nutricionais. “Com a recente abertura do mercado europeu para essa castanha, as perspectivas se tornam ainda mais consistentes, fortalecendo o extrativismo sustentável e ampliando a renda das famílias cooperadas”, afirma Marcos Alves, gerente do Sebrae Minas.
A Copabase, responsável por beneficiar cerca de 15 toneladas anuais de baru, reúne 70 produtores e envolve 300 famílias na cadeia produtiva.
Apesar de a safra atual estar abaixo da média devido a efeitos climáticos, a cooperativa aposta na visibilidade da feira para abrir novos diálogos e negociações. “É uma oportunidade de mostrar que somos uma cooperativa importante no Brasil, organizando a cadeia extrativista do baru de forma estratégica”, ressalta Dionete Figueiredo, gestora da Copabase.