Offline
MENU
Fertileaf transforma pó de tabaco em adubo
Projeto do SindiTabaco e Fupasc já reciclou mais de 175 mil toneladas de resíduos em fertilizante orgânico certificado
Por Redação Rádio Base
Publicado em 05/02/2026 09:04
Agronegócio
Divulgação/Sinditabaco

O pó de tabaco, resíduo do processamento das folhas, retorna às propriedades produtoras na forma de fertilizante orgânico, fortalecendo a lógica da economia circular.

Produzido pela Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), o Fertileaf é registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária e certificado como Classe A, além de contar com o selo Ecocert. “No tratamento, o pó de tabaco e a cinza são umidificados em um sistema coberto, chamado de leiras, onde também é adicionado o consórcio de micro-organismos para promover a degradação e a estabilização dos resíduos”, explica Sebastião Bohrer, coordenador de Sustentabilidade da Fupasc.

Entre 2014 e 2025, mais de 175 mil toneladas de fertilizante foram produzidas, com crescimento contínuo até atingir 22,9 mil toneladas em 2025, destinadas às lavouras da safra 2025/26.

Segundo Fernanda Viana Bender, assessora técnica do SindiTabaco, “a reciclagem de todos os resíduos produzidos é uma ação permanente e cumpre todos os requisitos da economia circular sustentável”. O processo de compostagem ocorre em área 100% coberta, com energia solar e água de reuso, reforçando o compromisso ambiental e econômico das empresas associadas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!